Monday, March 17, 2008

L2

Passei grande parte da infância na beira de uma grande avenida que cruzava a parte leste da cidade que eu morava. Eu gostava de ficar sentado na grama ou apoiado na janela do apartamento assistindo tudo. Era um puta movimento, no entanto, nada comparado com o tráfego de São Paulo. Lá os carros andavam em alta velocidade e os acidentes eram constantes. Lembro de uma vez em que uma Kombi branca não conseguiu frear, bateu de raspão no pára-choque de um Corcel, foi rebolando, rebolando, acertou o meio-fio e deitou de lado na grama. Os neguinhos de camisa de vereador e bermuda da Adidas saíram pela porta que ficou virada pra cima como larvas saindo de uma fruta podre. Não deu nem 5 minutos e a porra da perua começou a pegar fogo. Eu achei aquilo sensacional. Passei semanas esperando que outra Kombi capotasse perto do meu bloco. Uma vez também, um caminhão de gás perdeu o trinco da carroceria e os botijões rolaram pela pista expressa para desespero dos motoristas, só que esse acidente eu não tive a sorte de assistir, a moçada do prédio me contou quando cheguei da aula no final da tarde. Passamos a noite falando daquilo enquanto chutávamos a bola contra a parede. Às vezes meus pais iam trabalhar e eu ficava sozinho no apartamento. Como eu não tinha muita idéia do que fazer, ficava na janela vendo o movimento, esperando um acidente, um atropelamento que fosse, eu queria sangue e metal amassado, se pá uma explosãozinha. Enquanto isso não acontecia, eu pegava um papel e ficava riscando quais carros passavam mais, que nem um bobo mesmo. Era de extrema emoção passar a tarde fazendo aquilo. 1 fusca, 2 passats, mais 1 fusca, uma kombi, olha lá uma brasília, uma variant. No final o fusca sempre ganhava. Eu e os moleques gostávamos também de colocar caixas de papelão com latas de tinta suvinil dentro no meio da pista. Quando os carros acertavam aquilo era maior estardalhaço. E a gente caia na risada. Teve uma vez que estávamos ali sentados na beira da avenida quando um passat pointer vermelho e preto veio com tudo, subiu na grama e 3 malacos saíram de dentro empunhando os berros. Logo atrás, duas viaturas, incluindo uma veraneio apavorante, estalando vieram derrubando o mundo. A bandidagem passou correndo na nossa frente e a polícia atrás. 5 moleques de short de algodão assistindo aquilo com os olhos quase pulando da cara. Foi foda. Depois ficamos chutando a bola na parede e lembrando daquilo.

No comments: